sábado, 16 de novembro de 2013

Mulheres são capazes de farejar suas rivais

rivais

Segundo um artigo do site da Discovery News, apenas um cheiro de uma mulher perto da ovulação é suficiente para estimular os níveis de testosterona de outra mulher, juntamente com o seu desejo de competir.
A conclusão chegou por um estudo, que mostrou que a competição entre as mulheres pode ser formada, em grande parte, pelo cheiro que elas exalam no período próximo à ovulação, que provoca o aumento da testosterona nas suas rivais, afetando o comportamento delas.
“É bem conhecido que a testosterona está ligada à agressividade e competitividade. Com base em nossos resultados, pode-se especular que as mulheres expostas ao cheiro da ovulação podem tornar-se mais adversárias ou competitivas“, disse ao Discovery News o autor do estudo, Jon Maner, um psicólogo da Universidade Estadual da Flórida.
Para o estudo, a equipe de pesquisadores da Universidade Estadual da Flórida mediu os níveis de testosterona das mulheres antes e depois delas cheirarem camisetas que foram previamente usadas ​​por outras mulheres com idades entre 18 e 21 anos. As camisetas foram usadas por dois grupos de mulheres: um que usou durante o período fértil e outras na fase de baixa fertilidade.
Para o período de duração do estudo, as mulheres que usaram as camisetas precisaram se abster de qualquer atividade sexual. Eles também deviam tomar banho com sabonete e shampoo neutro e sem aroma, além de não usar perfume, não fumar e evitar a ingestão de alimentos que produzem odor, como alho e aspargos.  
Já as mulheres que deveriam cheirar as camisetas foram questionadas o quanto elas podiam dizer sobre outra pessoa, mesmo sem conhecê-las, mas não tinham ideia sobre como, por quem e quando camisetas foram utilizadas.
Os resultados mostraram que as mulheres expostas ao cheiro daquelas em período de alta fertilidade exibiram maiores níveis de testosterona, enquanto o odor das outras em fase de baixa fertilidade fez com que os mesmos níveis declinassem significativamente. Isso quer dizer que, mulheres em período fértil se tornam um sinal de alerta para as outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário