quarta-feira, 21 de agosto de 2013

4ª palestra da série "Encontros Fotográficos".

Foto de Paulo Nicolella

No dia 23 de agosto, o Instituto Revelare promove a quarta palestra da série Encontros Fotográficos. Esta edição é uma parceria com o Projeto de Extensão Veredas - Agencia de Imagens do Semiárido e com a disciplina de Fotografia do curso de Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Dessa vez, o convidado é o foto jornalista Evandro Teixeira, um dos maiores fotógrafos brasileiros, cuja trajetória - 56 anos de carreira - é parte fundamental da história da fotografia no Brasil e no mundo. Suas fotos compõem acervos de museus brasileiros e estrangeiros. Entre exposições individuais e coletivas, destaca-se a mostra dos 40 mais importantes fotógrafos do mundo, ao lado de Sebastião Salgado, Henri Cartier-Bresson, Robert Capa e Marc Ribaud, na Galeria da Leica, em Nova Iorque.
Sobre a fotografia de Teixeira, o poeta Carlos Drummond de Andrade escreveu o poema Diante das Fotos de Evandro Teixeira, em que afirma: "A pessoa, o lugar, o objeto estão expostos e escondidos ao mesmo tempo sob a luz, e dois olhos não são bastantes para captar o que se oculta no rápido florir de um gesto. É preciso que a lente mágica enriqueça a visão humana e do real de cada coisa um mais seco real extraia para que penetremos fundo no puro enigma das figuras".
A participação de Evandro Teixeira nos Encontros Fotográficos traduz o objetivo do evento, que é promover a cultura fotográfica na região do Vale do São Francisco. Para a professora de fotografia do curso de Comunicação Social da UNEB, Márcia Guena, o encontro "é uma oportunidade para que os alunos conheçam um dos maiores nomes do fotojornalismo brasileiro, que tem fortes laços com a região do Vale do São Francisco".
O encontro consistirá em palestra, em que o fotógrafo abordará seu processo criativo, mostrando sua produção e a seguir ocorrerá um debate.
Confira o teaser da palestra clicando aqui..
Confira o site de Evandro Teixeira clicando aqui.

Serviço:
Encontros Fotográficos do Instituto Revelare / Parceira UNEB
Quando: 23 de agosto, as 19h
Onde: Espaço Canto de Tudo - UNEB (Av. Edgard Chastinet - s/n- Sao Geraldo, Juazeiro-BA)
Evento gratuito, aberto a comunidade
Mais informaçoes: (87) 8838.5672 (87) 9630.8049

Nenhum comentário:

Postar um comentário